Administrador do blog: Rhaniel Lima
Duvidas?
Contato pelo msn: rhaniel.lima@hotmail.com


Arquivos, videos e fotos referentes aos experimentos enviar para: turma22a@ymail.com

terça-feira, agosto 9

Temperaturas - Municípios do Brasil ( Semana 3 )

Grupo:


Ouro Preto - MG


Ouro Preto nasceu sob o nome de Vila Rica, como resultado da épica aventura da colonização do interior brasileiro, que ocorreu no final do século XVII.

Em 1698, saindo de Taubaté, São Paulo, a bandeira chefiada por Antônio Dias descortina o Itacolomi do alto da Serra do Ouro Preto, onde implanta a capela de São João. 

Ali, tem início o povoamento intenso do Vale do Tripui que, trinta anos depois, já possuía perto de 40 mil pessoas em mineração desordenada e sob a louca corrida pelo ouro de aluvião.                                                     

Sua economia atualmente de Ouro Preto depende muito do turismo, há também importantes indústrias metalúrgicas e de mineração no município, tais como a Alcan - Alumínio do Brasil (a mais importante fábrica de alumínio do país), a Vale, e outras. As principais atividades econômicas são o turismo, a indústria de transformação e as reservas minerais do seu subsolo, tais como ferro, bauxita, manganês, talco e mármore.

Os minerais de importância são o ouro, a hematita, a dolomita, turmalina, pirita, muscovita, topázio e topázio imperial, esta última apenas encontrada em Ouro Preto.Uma outra importante fonte de recursos para o município são os estudantes da UFOP, oriundos principalmente da região sudeste do Brasil.                                                       

Ouro Preto também se destaca pela atividade cultural.Todos os anos, sedia o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes. No ano de 2010, o Festival homenageou Mestre Ataíde, pintor de grande influência no barroco de Minas Gerais. Ouro Preto e Mariana receberam atrações como Roberta Sá, 14 Bis, Sá e Guarabira, Gabriel, o Pensador e Chico César. Atividades culturais como teatro, música, artesanato, literatura, discussões em mesas redondas e palestras sobre meio ambiente e incentivo à leitura para crianças também entraram no calendário do Festival.





35 comentários:

  1. João Pedro

    Ouro Preto é um município do estado de Minas Gerais, Sua população é de cerca de 70.227 habitantes, Apesar de atualmente a economia de Ouro Preto depender muito do turismo, há também importantes indústrias metalúrgicas e de mineração no município, tais como a Alcan - Alumínio do Brasil (a mais importante fábrica de alumínio do país), a Vale, e outras. As principais atividades econômicas são o turismo, a indústria de transformação e as reservas minerais do seu subsolo, tais como ferro, bauxita, manganês, talco e mármore.
    Os minerais de importância são o ouro, a hematita, a dolomita, turmalina, pirita, muscovita, topázio e topázio imperial, esta última apenas encontrada em Ouro Preto.
    Uma outra importante fonte de recursos para o município são os estudantes da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) , oriundos principalmente da região sudeste do Brasil.
    A vegetação predominante lá é o Cerrado, com clima Tropical de altitude úmido, característico das regiões montanhosas com chuvas durante os meses de dezembro a março, geadas ocasionais em junho e julho.

    ResponderExcluir
  2. Ouro Preto é um município situado em Minas Gerais, como pode se ver em sua temperatura, é um município quente, não que nem alguns cituados mais para cima, mas não é frio, só de noite que cai um pouco a temperatura. Em seu local há metalúrgica e outras indústrias, mas como forte o turismo. Sua topografia é Plano: 5% Ondulado: 40% Montanhoso: 55%.
    Ouro Preto abriga muitas igrejas..

    ResponderExcluir
  3. Da Fabíola Ribeiro.
    OURO PRETO:É uma cidade cheia de atrações,seja na cultura,seja nas industrias,seja na mineração.
    Esta cidade possui variedades de pedras preciosas,que contribuem na mineração.
    Uma das atrações culturais de Ouro Preto é o festival de inverno de Ouro Preto e Mariana foram das artes.Ouro Preto possui muitas industrias que contribuem muito para com que as pessoas possam ter onde trabalhar.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ouro Preto.
    Os minerais de importância são o ouro,a hematita,a dolomita,turmalina,pirita,muscovita, topázio e topázio imperial,esta última apenas encontrada em Ouro Preto.Tem também atividade cultural como teatro,música,artesanato, literatura,discussões em mesas redondas e palestras sobre meio ambiente e incentivo à leitura para crianças também entraram no calendário do Festival de ouro preto,uma cidade pequena e bonita,com casas um pouco parecidas; e com muitas atividades para a população.

    ResponderExcluir
  6. RODRIGO HILÁRIO:

    Ouro preto é um município que fica em minas gerais,As principais atividades econômicas são o turismo, a indústria de transformação e as reservas minerais do seu subsolo.Tem também atividade cultural como teatro,música,artesanato, literatura.A vegetação predominante lá é o Cerrado, com clima Tropical de altitude úmido, característico das regiões montanhosas com chuvas durante os meses de dezembro a março.

    ResponderExcluir
  7. Ouro preto é uma cidade cujo a sua economia é o seu turismo, também tem atividades culturais como musica teatro etc, e festival de inverno com bastante atrações. Ouro preto tem os minerios muito importante como o ouro topázio e entre outros.Gabrielly Altenhofen

    ResponderExcluir
  8. De vitória André.
    Ouro Preto:Um município Brasileiro do Estado de Minas Gerais.Famoso por sua magnifica arquitetura colonial.Sua população de 70.227 habitantes,conforme o censo de 2010(IBGE).
    Foi a primeira cidade brasileira a ser declarada pela UNESCO,no ano de 1980.A cidade inspirou a criação de várias outras cidades,se não com o mesmo nome como Ouro Preto.
    Recentemente,Ouro Preto foi eleita uma das Sete Maravilhas Brasileiras.Essa cidade também se destaca por ter uma Universidade Federal de Ouro Preto(UFOP)

    ResponderExcluir
  9. Clésio Rafael Malesczyk3:36 PM, agosto 10, 2011

    Ouro Preto, sabemos que é uma bela cidade,pelo que pude ler no Relatório deste Grupo.
    Este Municipio Pertence á Minas Gerais
    Sua Data de Fundação é 1711 Principal Atividade Econômica éo turismo.
    Foi a primeira cidade brasileira a ser declarada pela unesco, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, no ano de 1980.Apesar de atualmente a economia de Ouro Preto depender muito do turismo, há também importantes indústrias metalúrgicas e de mineração no município, tais como a Alcan - Alumínio do Brasil (a mais importante fábrica de alumínio do país), a Vale, e outras.Apesar de ter a a maior parte do intenso fluxo turístico focado na arquitetura e importância histórica, o município possui um rico e variado ecossistema em seu entorno, com cachoeiras, trilhas seculares e uma enorme área de mata nativa, que teve a felicidade de ser protegida com a criação de Parques Estaduais. O mais recente destes situa-se próximo ao distrito de São Bartolomeu.A Prefeitura Ouro Preto nunca delimitou oficialmente os bairros da cidade, reconhecendo como subdivisões oficiais apenas os 13 distritos. Entretanto, só no distrito sede, existem locais que por questões culturais são chamados de bairros,
    Ouro Preto abriga o mais antigo teatro em funcionamento da América Latina, o Teatro Municipal de Ouro Preto. Após passar por restauração, no ano de 2007 a Casa da Ópera (nome original) foi reaberta ao público.
    Acho q esta cidade deveria ser considerado uma maravilha do mundo nosso, Ela tem um título de Museui em Céu aberto.
    Tem muitos prédios históricos, Um dia ainda vou conhece-la!!
    Esta cidade é precis, não somente pelo seu rico poder em pedras preciosas , mas também em sua bela, e antiga arquitetura!

    ResponderExcluir
  10. Ouro Preto é uma cidade de características melhores no turismo e também pela sua atividade cultural.
    Ouro Preto podemos dizer,que nasceu de uma outra cidade pequena para se tornar essa bela cidade de Minas Gerais,que é vizitada a quase o ano todo por muitos turistas de muitos lugares.
    Ouro preto tem os minerios muito importante como o ouro topázio e entre outros.

    ResponderExcluir
  11. Ouro Preto é uma pequena cidade que fica no estado de Minas Gerais,onde depende muito do turismo para conseguir a sua valorização e se destaca também na atividade cultural,onde todos os invernos sedia o festival de inverno de Ouro Preto e Mariana.
    E também com várias outras atividades músicais como:
    teatro, música, artesanato, literatura, discussões em mesas redondas e palestras sobre meio ambiente e incentivo à leitura para crianças também entraram no calendário do Festival.
    Uma das principais curiosidades de Ouro Preto é o Museum ao ar Livre onde muitas pessoas,o visitam.
    A cidade valoriza muito a sua história como prédios antigos,onde botam no seu roteiro do turismo.
    Eu gostei muito de aprender sobre esta cidade e suas curiosidades e seus costumes.

    ResponderExcluir
  12. Ouro Preto é um município de Minas Gerais, foi a primeira cidade brasileira a ser declarada pela UNESCO como Patrimônio Histórico Cultural da Humanidade em 1980, possuí 13 distritos. A economia de Ouro Preto depende muito do turismo, possui importantes indústrias metalúrgicas e de mineração no município, temos como exemplo a Alcan - Alumínio do Brasil que é a mais importante fábrica de alumínio do país. O município possui um rico e variado ecossistema em seu entorno, com cachoeiras, trilhas seculares e uma enorme área de mata nativa, que teve a felicidade de ser protegida com a criação de Parques Estaduais. Ouro preto é um ótimo lugar para se viver.

    ResponderExcluir
  13. Allan disse..

    Ouro Preto é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, localizado na Serra do Espinhaço, Zona Metalúrgica de Minas Gerais (Quadrilátero Ferrífero), famoso por sua magnífica arquitetura colonial. A população de lá é de mais ou menos 70.227 habitantes, conforme o censo de 2010 (IBGE). Tem uma área de 1245 km² (IBGE - 2000). O clima é Úmido, característico das regiões montanhosas com chuvas durante os meses de dezembro a março.

    ResponderExcluir
  14. Ouro preto é uma bela cidade do estado de MG, é muito importante pois é o clima lá é diversificado e bem acochegante. é bom para o trabalho de física, pois como vimos nas cidades posteriores os climas sao bem diversificados .

    ResponderExcluir
  15. Ruth Ramos disse...

    Ouro Preto é uma cidade que pertence ao estado de Minas Gerais.Seu gentílio é ouropretano.consiste em uma populaçao de 69,058(estimativa 2006) e contém uma área de 1245,114 quilômetros quadrados.A densidade demográfica(em habitantes por quilômetros quadrados) de Ouro Preto é 55,5.E sua altitude (em metros) é 1179.
    A sua economia atualmente depende muito do turismo,consta também indústrias de metalurgia e mineração.Essas indústrias é um fator importante,pois Ouro Preto tem a fábrica mais importante de alumínio do Brasil.Principais atividades econômicas:Turismo,a indústria da transformação e as reservas minerais do seu subsolo.Ex:Ferro,bauxita,talco,manganês e mármore.Os minerais mais importantes são:o Ouro a Hematita,a Delomita,turmalita,pirita,entre outros.
    Os estudades da UFOP são também uma fonte de recursos para Ouro Preto.
    Tem seus pontos turísticos e cultural,que são:
    -Cidade histórica do Ciclo do Ouro.
    -Museu da Inconfidência.
    -Igreja do Carmo.
    -Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana (destaque Cultural)
    -Pico do Itacolomi
    -Igreja de São Francisco de Assis.
    -Obras Barrocas,principalmente de ALEIJADINHO.
    Na geografia de Ouro Preto consta alguns aspectos como:
    *RELEVO-maioria montanhoso e ondulado.
    *RIOS-Piracicaba,das Velhas,Gualaxo do Norte,Gualaxo do Sul e Ribeirão Funil.
    *CLIMA-Tropical de altitude úmido.
    *TEMPERATURA MÉDIA ANUAL-18 graus celsius.

    ResponderExcluir
  16. Ouro Preto é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, famoso por sua magnífica arquitetura colonial.Foi a primeira cidade brasileira a ser declarada pela UNESCO, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, no ano de 1980.Apesar de atualmente a economia de Ouro Preto depender muito do turismo, há também importantes indústrias metalúrgicas e de mineração no município, tais como a Alcan - Alumínio do Brasil (a mais importante fábrica de alumínio do país), a Vale, e outras. As principais atividades econômicas são o turismo, a indústria de transformação e as reservas minerais do seu subsolo, tais como ferro, bauxita, manganês, talco e mármore.
    Os minerais de importância são o ouro, a hematita, a dolomita, turmalina, pirita, muscovita, topázio e topázio imperial, esta última apenas encontrada em Ouro Preto.
    Uma outra importante fonte de recursos para o município são os estudantes da UFOP, oriundos principalmente da região sudeste do Brasil.Apesar de ter a a maior parte do intenso fluxo turístico focado na arquitetura e importância histórica, o município possui um rico e variado ecossistema em seu entorno, com cachoeiras, trilhas seculares e uma enorme área de mata nativa, que teve a felicidade de ser protegida com a criação de Parques Estaduais.

    ResponderExcluir
  17. Ouro preto nasceu sob o nome de Vila Rica, e é um municipio do estado de Minas Gerais. A economia de Ouro Preto depende muito do turismo, de metalúrgicas e de mineração do município, tais como a Alcan - Alumínio do Brasil que é a mais importante fábrica de alumínio do país, e a Vale, entre outras.Os minerais de mais importância são o ouro, a hematita, a dolomita, turmalina, pirita, muscovita, topázio e topázio imperial.
    Um importante recurso de Ouro Preto são os estudantes da UFOP, principalmente da região sudeste do Brasil. Ouro preto também se destaca pelas atividades culturais. Todos os anos acontecem o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes.

    ResponderExcluir
  18. Ouro preto é um município do estado de Minas Gerais. Sua economia depende muito do turismo, de metalúrgicas e de mineração, tendo como a mais importante fábrica de alumínio do pais ‘Alcan – Aluminio’. Os estudantes de UFOP são importante recurso do município de Ouro Preto, principalmente aqueles da região sudeste. Tambem se destaca pelas atividades culturais, todos os anos acontecem diversas delas.

    ResponderExcluir
  19. Ouro Preto Maior conjunto homogêneo de arquitetura barroca do mundo, foi à primeira cidade brasileira a ser declarado patrimônio cultural da humanidade. Ouro Preto localiza-se no estado de Minas Gerais, 96 km a sudeste da capital.
    A região foi visitada pela primeira vez por bandeirantes de São Paulo, em 1694, que recolheram de um riacho estranhas pedrinhas negras, que a análise revelou tratar-se de ouro recoberto de ferro, de onde surgiu o nome Ouro Preto.
    A economia da cidade baseia-se na indústria (metalurgia, siderurgia), na mineração e no turismo, cuja maior atração reside em elementos históricos e artísticos.

    ResponderExcluir
  20. Ouro Preto é um municipio antigo de Minas Gerais, uma cidade muito antiga, que teve sua primeira visita em 1694. Uma cidade quente, com bastante turistas e moradores. Lugar bom para visitar e morar.

    ResponderExcluir
  21. Mariana
    Ouro Preto é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.Sua população é de 70.227 habitantes.Por seu valor , Ouro Preto foi decretada cidade Monumento nacional em 1933. Os olhares e o reconhecimento do mundo viriam em 1980, quando a UNESCO a declarou Patrimônio Cultural da Humanidade. Seu legado é maior que as fronteiras.
    Uma das maiores características de Ouro Preto é suas igrejas.
    Apesar de ter a maior parte do intenso fluxo turístico focado na arquitetura e impotância histórica, o município possui um ecossistema ao seu redor como cachoeiras, trilha e uma enorme área de mata nativa. Ouro preto abriga Campos rupestres, matas de Araucarias,e possui grandes areas de Mata Atlântica.
    A vegetação predominante de Ouro Preto é o "cerrado" e o clima de lá é Tropical de altitude úmido.

    ResponderExcluir
  22. Como todos acima estão falando, "Ouro Preto é uma cidade de Minas Gerais", suashua, ok, brincadeiras a parte, Ouro Preto pelo visto é uma cidade um tanto antiga, por isso tamanho crescimento, sendiando ótimos festivais que incentivam a cultura, o que é muito bom. Não podemos deixar de comentar as suas lindas e antigas igrejas, que não podem deixar se serem visitadas em uma suposta viagem até lá, emfim esta é mais uma cidade que acabei de conhecer, uma das inumeras que temos neste pais, cada uma com suas caracteristicas e surpresas de quão grande é a variedade em nosso pais.

    ResponderExcluir
  23. Ouro preto foi colonizado no fim do século XVIII,e antes de ter esse nome era conhecido como Vila Rica.Sua economia depende do turismo, e também das industrias de metalúrgicas e da mineração, Os minerais de importância são o ouro, a hematita, a dolomita, turmalina, pirita, muscovita, topázio e topázio imperial, esta última apenas encontrada em Ouro Preto.Uma outra importante fonte de recursos para o município são os estudantes da UFOP
    Ouro Preto também se destaca pela atividade cultural.Todos os anos, sedia o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana.

    ResponderExcluir
  24. Gabriella Zonatto Maurente2:52 PM, agosto 12, 2011

    Ouro Preto assim como os municípios anteriormente comentados, me deixou surpresa. A maioria das pessoas aqui, não dão valor para o país que tem, pois desconhecem a diversidade de atrativos que tais lugares possuem. Ouro Preto é bastante valorizado por sua atividade cultural com seus festivais de teatro, música, dança, palestras educativas, enfim, sem contar que no Brasil, o topázio imperial só se encontra neste município. Uma coisa que eu admiro muito em um lugar, é a educação, e Ouro Preto parece se destacar por isso também e chama estudantes principalmente da região sudeste do Brasil.
    É também, um lugar muito bonito, apesar de não fazer o meu gosto, com casas e comércios no estilo a moda antiga, ruas muito bem organizadas, residências alinhadas, um lugar bom pra morar pra quem gosta de cidade pequena e calmaria.

    ResponderExcluir
  25. Por Taina Gonçalves

    A cidade de Ouro Preto foi colonizada no século XVIII,e antes era conhecida por Vila Rica sua pricipal fonte de economia é o turismo,mas também rica com seus minerais ,o festivo cultural mais conhecido em Ouro Preto é o festival de inverno de Ouro Preto e Mariana. O teatro,a música,o artesanato,literatura entre outros são inclusos no festival de inverno.

    ResponderExcluir
  26. Matheus Braz disse: Ouro preto é mais uma belas cidades espalhadas pelo Brasil , tem arquitetura barroca com grande parte das casas e prédios antigos e em bom estado.
    Aparentemente é uma cidade tranquila para viver e um ótimo lugar para visitar, principalmente para quem gosta de casas e objetos antigos ou para quem não conhece.
    A cidade provavelmente deve ter começado com o garimpo, onde os garimpeiros tinham que armar tendas e com o tempo e com a fama do lugar foi chegando mais gente em busca do ouro e outras pedras preciosas e construindo moradias cada vez melhores para viverem melhor e formando uma cidade. Postado as: 22:07 sexta feira 12/08/11

    ResponderExcluir
  27. Ouro Preto é um belo município brasileiro do estado de Minas Gerais, famoso por sua magnífica arquitetura colonial. Localiza-se na latitude 20º23'08" sul, longitude 43º30'29" oeste e altitude média de 1179 metros. Sua população de 70.227 habitantes, conforme o censo de 2010 (IBGE),está distribuída em 34.272 homens e 35.955 mulheres.
    Foi a primeira cidade brasileira a ser declarada pela UNESCO, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, no ano de 1980.

    ResponderExcluir
  28. Por suas origens, características e lugar na história do país, Ouro Preto alcançou status que dispensa apresentação. Ouro Preto fica em Minas Gerais, foi palco da conjuração impropriamente denominada Inconfidência Mineira, berço de Antônio Francisco Lisboa, o "Aleijadinho", e cenário de sua arte. Por tudo isso e mais o fato de ter sido a segunda capital da Capitania, Província, e Estado de Minas Gerais, a antiga Vila Rica tem lugar especial na História brasileira. Daí a razão de Ouro Preto despertar tanta atenção e admiração em todos os quadrantes onde se respira cultura, atraindo grande quantidade de visitantes, muito embora, em iniciativas locais, não se faça quase nada para ter o turista cativo de atenções.

    ResponderExcluir
  29. Ouro Preto possui 13 distritos(a cidade ganhou esse nome devido a uma caracteristica do mineral encontrado la naquela epoca:o ouro era escurecido por uma camada de paladio, dando-lhe a tonalidade diferente do normal. Foi a primera cidade a ser declarada como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, no ano de 1980.
    Possue uma enorme atividade de minerais,tais como:ouro, topazio, hematina, etc. Além do turismo a cidade é mantida graças as indústrias qua la sao fundadas,
    Como referencia de instituiçao de ensino, tem a UFOP que qualifica profissionais de engenharia e enfermagem.

    Adriana Aguiar

    ResponderExcluir
  30. Ouro Preto é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, famoso por sua magnífica arquitetura colonial.A vegetação predominante lá é o Cerrado, com clima Tropical de altitude úmido, característico das regiões montanhosas com chuvas durante os meses de dezembro a março, geadas ocasionais em junho e julho.
    Recentemente,Ouro Preto foi eleita uma das Sete Maravilhas Brasileiras.Essa cidade também se destaca por ter uma Universidade Federal de Ouro Preto(UFOP)
    Por tudo isso e mais o fato de ter sido a segunda capital da Capitania, Província, e Estado de Minas Gerais, a antiga Vila Rica tem lugar especial na História brasileira. Daí a razão de Ouro Preto despertar tanta atenção e admiração em todos os quadrantes onde se respira cultura, atraindo grande quantidade de visitantes, muito embora, em iniciativas locais, não se faça quase nada para ter o turista cativo de atenções. Apesar de ter a a maior parte do intenso fluxo turístico focado na arquitetura e importância histórica, o município possui um rico e variado ecossistema em seu entorno, com cachoeiras, trilhas seculares e uma enorme área de mata nativa, que teve a felicidade de ser protegida com a criação de Parques Estaduais. O mais recente destes situa-se próximo ao distrito de São Bartolomeu (Ouro Preto)|São Bartolomeu.

    Ouro Preto também se destaca pela atividade cultural. Todos os anos, sedia o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes. No ano de 2010, o Festival homenageou Mestre Ataíde, pintor de grande influência no barroco de Minas Gerais. Ouro Preto e Mariana receberam atrações como Roberta Sá, 14 Bis, Sá e Guarabira, Gabriel, o Pensador e Chico César. Atividades culturais como teatro, música, artesanato, literatura, discussões em mesas redondas e palestras sobre meio ambiente e incentivo à leitura para crianças também entraram no calendário do Festival.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Rhaniel Lima disse...

    Sementes Negras

    Não se sabe ao certo quem descobriu a primeira pedrinha de ouro. Corria algum dia entre 1693 e 1698. Provavelmente a expedição era comandada por Duarte Lopes. Naqueles idos bandeirantes serpenteavam as montanhas de Minas em busca da lendária Serra de Sabarabuçu, relatada pelos índios. Eram homens rudes, pois as adversidades assim exigiam, mas não perdiam a sensibilidade para reconhecer o fausto. Tanto é assim que nosso anônimo descobridor decerto ficou curioso com as pedrinhas escuras encontradas, enquanto escarafunchava o rio Tripuí (água veloz, em tupi). Ouro negro, eclipse de um sol de mais puro quilate, encoberto por uma camada fina de óxido de ferro.






    A amostra chegou ao Rio de Janeiro, aos olhos do governador, que já havia recebido outras anteriores das minas de Itaverava. Constatado seu valor deu-se início à corrida. A fábula povoou a imaginação de aventureiros, que se introduziram nas matas num sobe e desce em busca de uma referência para a glória, um pico chamado Ita-corumi (pedra-menino), hoje Itacolomi. Aos seus pés estavam as tão sonhadas minas.

    Bandeira de Antônio Dias em 1698: a primeira a chegar. A fundação de um primitivo arraial se deu no morro de São João, onde também foi celebrada a primeira missa pelo padre João de Faria Fialho. Um grupo relativamente pequeno, que depois se multiplicaria aos milhares. Trinta anos depois a cidade contaria perto de 40 mil pessoas, a maior aglomeração de toda a América Latina. Quarenta mil interesses diferentes... E o ouro, apesar de muito, não era suficiente para alimentar a ambição. Começam os confrontos.

    Entre 1707 e 1709 ocorreu o primeiro grande conflito, envolvendo essencialmente paulistas e portugueses: a Guerra dos Emboabas. Ambos defendiam terem direitos legítimos sobre o eldorado, reivindicavam a concessão de terras e minas. Ainda em 1709 seria criada a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, tendo Mariana como capital. Dois anos mais tarde os núcleos de Ouro Preto, Antônio Dias, Ouro Podre e Padre Faria foram elevados à categoria de vila. Nascia a Vila Rica de Albuquerque.

    Enquanto no litoral a sociedade colonial permanecia engessada em sua estrutura fechada, em Minas nascia um caos social que se movimentava efervescentemente. Ambição era a locomotiva, o ouro o combustível. Ascensão social, embora difícil, era possível: bastava uma bateada feliz e muita astúcia. Mercadores, artesãos, engenheiros, advogados, clero, nobres, médicos, poetas, serviçais... O ecletismo se firmava, gerando uma nova consciência, um espírito libertino, capaz de caminhar com os próprios pés. Não foi uma tarefa fácil. Que o digam Felipe dos Santos e os Inconfidentes (ler "Sonho de Liberdade").

    Minas crescia e em 1720 tornou-se uma capitania autônoma, sendo a capital transferida para Vila Rica. Encontrava-se ouro como em nenhum outro lugar, fazendo as lendas do Rei Salomão parecerem ingênuos contos infantis. A festa para celebrar o translado do Santíssimo Sacramento (1733), da igreja do Rosário para a matriz do Pilar, marcou esta época. Cronistas relatam a pompa das vestimentas e artefatos, repletos de ouro e pedras preciosas.




    O fausto durou até 1750. A partir daí o metal amarelo começou a escassear. A Coroa intensifica a fiscalização, combatendo o contrabando (muito grande), e força os mineradores a garantirem as cotas estabelecidas de impostos. A opressão culminou com a Inconfidência Mineira, movimento rechaçado duramente por Portugal. Minas e o Brasil não seriam mais os mesmos.

    Vila Rica virou Imperial Cidade de Ouro Preto em 1823 e permaneceu como capital da Província de Minas Gerais até 1897, ano da inauguração de Belo Horizonte. Os anos setecentos se foram, mas legaram um futuro que hoje nos presenteia com uma das histórias mais interessantes da saga humana.

    ResponderExcluir
  33. A Prefeitura Ouro Preto nunca delimitou oficialmente os bairros da cidade, reconhecendo como subdivisões oficiais apenas os 13 distritos. Entretanto, só no distrito sede, existem locais que por questões culturais são chamados de bairros cujos nomes populares se seguem: Alto da Cruz, Água Limpa, Antonio Dias, Barra, Bauxita, Centro, Cabeças, Jardim Alvorada, Lajes, Morro Santana, Morro São Sebastião, Morro do Cruzeiro, Morro da Queimada, Nossa Senhora de Lourdes, Padre Faria, Piedade, Pilar, Rosário, São Cristóvão, Saramenha, Taquaral, Vila Aparecida, Vila dos Engenheiros, Vila São José,entre alguns outros existentes.
    Os Estudantes da UFOP procedem principalmente do interior dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás. Com isso, morar em repúblicas é praticamente uma marca dos estudantes de Ouro Preto. E, muitas vezes, uma necessidade.

    As repúblicas fazem parte da tradição da cidade. Muitas delas instaladas em prédios pertecentes à UFOP, absorvem parcela significativa dos estudantes, em Ouro Preto e Mariana. São administradas pelos próprios estudantes, que definem as regras de admissão nelas. Ao longo de mais de um século, as repúblicas desenvolveram uma cultura própria, e mantêm laços estreitos com ex-alunos e ex-residentes.Os calouros, conhecidos como "bixos",passam por um periodo de testes,conhecido como batalha, antes de ingressar em definitivo na república.Esse periodo de batalha, dura em média seis meses e os vetreanos aplicam diversos trotes,tais como: raspar o cabelo,espalhar as roupas por outras repúblicas.Os interessados poderão também acessar algumas home pages das próprias repúblicas, para saber um pouco mais sobre elas, sentindo seu espírito, conhecendo seus moradores e suas programações.
    Apesar de ter a a maior parte do intenso fluxo turístico focado na arquitetura e importância histórica, o município possui um rico e variado ecossistema em seu entorno, com cachoeiras, trilhas seculares e uma enorme área de mata nativa, que teve a felicidade de ser protegida com a criação de Parques Estaduais. O mais recente destes situa-se próximo ao distrito de São Bartolomeu (Ouro Preto)|São Bartolomeu.

    Ouro Preto também se destaca pela atividade cultural. Todos os anos, sedia o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes. No ano de 2010, o Festival homenageou Mestre Ataíde, pintor de grande influência no barroco de Minas Gerais. Ouro Preto e Mariana receberam atrações como Roberta Sá, 14 Bis, Sá e Guarabira, Gabriel, o Pensador e Chico César. Atividades culturais como teatro, música, artesanato, literatura, discussões em mesas redondas e palestras sobre meio ambiente e incentivo à leitura para crianças também entraram no calendário do Festival.

    ResponderExcluir
  34. Ouro preto é uma cidade que fica no estado de minas gerais, é uma das cidades de Minas Gerais mais Linda com sua bela praia. Ouro preto onde todos querem ir um dia.

    ResponderExcluir
  35. Ouro Preto é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, é famoso por sua magnífica arquitetura colonial.
    O Clima de Ouro Preto é Tropical de altitude úmido.
    Foi a primeira cidade brasileira a ser declarada pela UNESCO, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, no ano de 1980.
    Uma das características mais marcantes de Ouro Preto são suas igrejas construídas durante o período colonial brasileiro.
    A economia de ouro preto depende muito do turismo.
    Suas Principais atividades econômicas são o turismo, a indústria de transformação e as reservas minerais do seu subsolo, tais como ferro, bauxita, manganês, talco e mármore.
    A vegetação de Ouro Preto é o Cerrado.

    ResponderExcluir