Nomes: Renan, Jully Anne, Gabriela Flores, Gabriela Moura e Gerson.
Material Utilizado:
▪ 3 Seringas de 10ml
▪ 1 “T” de aquário
▪ 2 Tubos de PVC
▪ Pedaços de madeira para a base, laterais e para a ponte.
▪ Pregos
▪ 2 Dobradiças
▪ 1 Braçadeira
▪ Régua
▪ Tesoura
▪ Pincel
▪ Lixa
▪ Durex Amarelo
▪ Argila, Tinta, papel EVA e Carrinhos para o complemento.
Procedimento:
Para a construção da ponte levadiça, começamos utilizando pedaços de madeira grossa para fazer a base, depois cortamos 2 madeiras iguais para fazer os pilastres, e 2 pedaços de madeira MDF para fazer a ponte, pregamos os 2 pilastres na base e depois fixamos uma dobradiça nas extremidades de cada um deles, fixamos também os 2 pedaços de MDF na outra parte das dobradiças, deixando as dobradiças formarem um ângulo de 90°, Depois colocamos 2 suportes de tubos de PVC na parte interna das pilastras para que as seringas possam ser encaixadas, depois disso foi fixado o “T” de aquário no meio da base. Conectamos a mangueira nos bicos das seringas encaixadas nos suportes, ás duas saídas alinhadas ao T e a sua terceira saída (transversal) ao bico da seringa que sobrou (seringa de controle). Enchemos esta seringa de água e pressionamos o êmbolo para que as mangueiras fiquem todas bem cheias. Completamos a seringa de controle e recolocamos o êmbolo. Ao pressioná-lo a ponte se eleva e ao puxa-lo de volta a ponte dá passagem para os veículos. Para finalizar fizemos o complemento, criando um morro de argila, com sua estrada feita com papel EVA, e suas linhas com durex amarelo, com 2 carros para mostrar a passagem na ponte, pintamos um pedaço da base de azul para representar a água que fica embaixo da ponte, colocamos gel em cima e um pequeno navio para complementar.
Conclusões do Experimento:
Para a realização dessa experiência, nos baseamos no principio de Pascal que diz que: Em um líquido a pressão se transmite igualmente em todas as direções. Ou seja, nesse experimento, com a pressão exercida na seringa, ocorreu um deslocamento hidráulico na mangueira, essa pressão fez com que a água se transmitisse igualmente por toda mangueira, aplicando-se uma força que fez com que as outras seringas se movimentem, fazendo assim a ponte subir e descer.
Matheus Braz da Silva diz:
ResponderExcluirSeria apenas uma transferencia de uma seringa para outra isso e chamado de principio de pascal.
No trabalho realizado pelos alunos da turma 22ª foi utilizado 3 seringas de 10 ml uma para para injetar água nas outras que tinham que levantar a ponte, mas as seringas servem para levantar a ponte só subiam 5 ml pois a seringa injetora só mandava 5 ml para cada para que ela subissem totalmente seria necessário que a seringa injetora tivesse 20 ml que é a soma das outra 2 seringas juntas.
Rhaniel Lima diz:
ResponderExcluirA ponte levadiça é um metodo conhecido e muito interessante de se utilizar a descoberta de Pascal, que entendeu que a pressão exercida sobre um fluido é distribuido integralmente por todas as partes.
Foi realmente um experimento construtivo pois basear-se em teoria é um método muito ineficiente de aprendizado concerteza aprendi muito com a prática onde tudo está ali comprovado, não é só teoria é pratica.
A pressão sobre a força feita em um fluido em equilibrio é levada integralmente a todas parte dos corpos, exatamente isso podemos notar na ponte levadiça, a duas seringas abaixo da ponte conectadas a uma mangueira porem esta mangueira conecta a uma nova seringa um pouco maior quando se é feita pressão nessa seringa, o fluido em equilibrio impoulsiona uma força nas seringas abaixo d aponto, assim fazendo com que elas levantem-se
ResponderExcluira pressao ocorre na seringa,nessa pressao ocorrida,ela foi transmitida para a outra. é baseada no principio de pascal. Onde em um liquido a pressao se transmite igualmente em todas as pressoes.
ResponderExcluirassim como no elevador hidraulico, na ponte elevadiça, e no robô de seringa é utlizado o teorema de pascal.
ResponderExcluircomo disse no comentário do elevador hidráulico ,
nesse experimento pode-se também mudar a seringas que a pressão q elas exercem seria a mesma , como diz o princípio de pascal:"os fluidos se transmitem itegralmente para todos os lados e todas as direções as pressões recebidas" ,pois quando apertamos a seringa , a pressão que é exercida sobre o fluido faz que a outra seringa seja empurrada, esse fênomeno damos o nome de deslocamento hidráulico ou deslocamento de pistões.
A Jully no começo explicou um exemplo de utilização, quando vem um navio maior que a ponte, ela abre dando abertura para ele passar e depois fecha dando movimentos aos carros. O princípio também é o de Pascal que tem base na descoberta da pressão dos fluidos, na experiencia, a ponte não subiu toda porque foi usada uma seringa menor para fazer a pressão nasoutras seringas com mais ml
ResponderExcluirJéssica Pugues diz:
ResponderExcluirEsta é mais uma exemplificação do Teorema de Pascal, pelo qual é possível ter o deslocamento de uma pressão através do fluido, onde se dá integralmente para todos os pontos do fluido a mesma força aplicada no inicio do movimento.
DE:Ruth Ramos
ResponderExcluirNessa experiência exibida,demonstra a Pressão do Princípio de Pascal,onde os fluidos no caso líquido transmitiram integralmente as pressões recebidas.
No trabalho foi usado 4 seringas,onde duas inicialmente transmitiam a pressão e as outras duas recebiam fazendo com que as duas partes da ponte levantassem.
OBS:Para dar certo as seringas tem que conter mesmas ML.
Principio de Pascal.
ResponderExcluirA força é dividida pela área e vai fazer com que se levante a ponte.Força igual e deslocamento diferente.O principio de Pascal tem a base na descoberta da pressão dos fluidos.
Usaram uma seringa menor para fazer a pressão nas outras seringas com mais ML de água,e com o impulso do fluido faz com que a seringa impulsione fazendo com que a ponte levante-se.
A ponde levadiça tambem é representada pelo teorema de pascal, pois quando apertamos a seringa é exercida a pressão, fazendo que os fluidos se liberam integralmente as outras seringas e assim podendo se lenvantar a ponte.
ResponderExcluirEste experimento é feita pelo teorema de pascal, apertando a seringa, ela faz uma pressão fazendo com que os fluidos se liberem as outras seringas e levantando a ponde levadiça.
ResponderExcluirEsse experimento é o principio de Pascal,o trabalho do grupo usava duas seringas que aplicavam uma força sobe o fluido que, ao chegar nas dobradiças faziam a ponte levantar.
ResponderExcluirGabrielly Altenhofen
como já foi dito isso acontece porque nessa experiência , é usado o pincipio de pascal. que mostra, que a força exercida nas seringas, da pressao na agua que é levada até as extremidades para fazer a ponte levantar
ResponderExcluirbaseado no teorema de pascal, o objetivo do experimento da Ponte Levadiça foi mostrar que a pressão aplicada em uma força sobre o fluído, fizesse com que este, se destribuísse integralmente à todas os pontos da mangueira, exercendo uma pressão resultante maior fazendo com que a ponte levantasse.
ResponderExcluirA ponte levadiça é usada também o teorema de pascal. Com uma seringa ligada a um "T" é apertada essa seringa, assim fazendo que o os fluídos se liberem para as outras seringas fazendo a ponte lavantar.
ResponderExcluirNeste experimento tambem foi usado o teorema de pascal a força aplicada pelos fluidos dentro da seringa fazia com que a ponte se levantase.
ResponderExcluirDe;Vitória André
ResponderExcluirNesta experiência foi utilizado teorema de Pascal onde a pressão aplicada em uma força dos fluidos,fizesse com que a seringa levantasse e a ponta das outras seringas também levantasse a ponte levadiça e distribuísse essa força integralmente.
OOlá tenho que monta essa ponte, por favor vcs podem me passar as medidas corretas?? Agradeceria
ResponderExcluirPs: mande para esse email: mary-castro123@hotmail.com
Olá, preciso fazer essa experiência e tenho que saber o custo e as medidas. Me mandem para esse e-mail: sophfarc@gmail.com
ResponderExcluirMas como isso e usado na vida real?
ResponderExcluir